História


Flamart: Origem e História
Na década de 1980 surgia no Brasil o serviço de  flamagem,  utilizado até então,  em maior escala, nos países Europeus, principalmente Itália onde se trabalhava há muitos anos com o processo voltado para a produção de pisos e revestimentos.

Em 1989, proprietário da Empresa Castefer – Castelo Ferragens, especializada no comércio de produtos para indústria mecânica e automotiva, tendo “carro chefe” os gases industriais oxigênio, acetileno, argônio e a mistura, surge a exigência  da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e o Corpo de Bombeiros onde  toda área de circulação externa para liberação dos habites das obras, deveria ser de piso antiderrapante. Foi aí que tive um “insight” e a lâmpada acendeu para a oportunidade. Busquei informações, pesquisei equipamentos disponíveis e maçaricos que atendessem com precisão, qualidade e produtividade os serviços de flamagem. Contratei dois funcionários que foram treinados por profissionais do ramo. A partir daí, comecei a realizar os serviços de flamagem no mercado. Como não possuía uma estrutura física, os serviços eram feitos nas empresas que nos contratavam e assim, demos o primeiro passo para o nascimento da FLAMART- Flameado com Arte, ainda na ocasião, atrelada à Castefer. 

O nome da empresa FLAMART, desde o início, foi concebido como algo forte representando a qualidade e o comprometimento e nasceu naquela ocasião, da oportunidade em aumentar a venda de oxigênio.
No ano de 1996 com a início dos serviços de flamagem e com as bençãos de Deus realizamos um grande volume de trabalho em parceria com uma Empresa de Cachoeiro de Itapemirim para atender a Construtora Castor de Belo Horizonte. Uma quantidade de material flameado desafiante para nós, uma empresa iniciante. O material produzido foi para o Edifício Marina Guimarães, localizado no Bairro Belvedere era de toda a fachada em torno de 16.000m2 em Amarelo Santa Cecília e em outro prédio, da mesma construtora, 10.000m2 de Granito Cinza Copacabana. Com a execução dessas obras nos sentimos seguros para adquirir um terreno e iniciar nossa sede própria, o que ocorreu em Julho de 1998, perfazendo quase 20 anos de história no mesmo local onde hoje funciona a FLAMART.

Assim, construímos um pequeno galpão com 300 m2 e com uma ponte rolante, onde os clientes levavam o material para a flamagem. Outras demandas foram surgindo e resolvemos adquirir uma cortadeira e uma encabeçadeira e em seguida, desenvolvemos o serviço de apicoado, inicialmente realizado de forma manual com martelete pneumático. Existia uma demanda por mais qualidade, tecnologia e produção. Evoluímos neste processo e após experiências vivenciadas para uma máquina totalmente automática que hoje executa os serviços em alta produtividade, sem comprometer a qualidade.

Atualmente a FLAMART conta com duas máquinas de apicoar automáticas que foram adaptadas para o serviço, não existindo nada similar no mercado. Nestes 20 anos de instalação da Empresa, obtivemos muitas vitórias, além de termos formados uma grande equipe de colaboradores que vestem a camisa da FLAMART tornando mais sólido e sustentável o nosso sucesso. Contamos hoje com 2 Serra Ponte,1 Encabeçadeira/Cortadeira, 1  Polideira de Borda, 2  Máquinas para apicoar e escovar (automáticas com esteiras),  3 Galpões com 2 Pontes Rolantes cada,1 Empilhadeira e 2 Caminhonetes para serviços externos.
Hoje a FLAMART possui equipamentos de alta precisão e alguns devolvidos pela Empresa para atender parceiros e clientes com presteza, qualidade e comprometimento.

“ATÉ AQUI DEUS NOS AJUDOU E QUE ESTEJA SEMPRE
JUNTO DE TODOS NÓS!”

Archilau Vivacqua Netto

STUDIO R5 / Melhor Visualização 1920 x 1080 - www.studior5.com.br